THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pipocas coloridas



Ingredientes:

5 colheres(sopa) óleo
1 1/2 xícara (café) de milho de pipoca
1 1/2 xícara (café) de açúcar cristal
1 colher (sobremesa) de corante alimentício liquido

Modo de Fazer:
Coloque todos os ingredientes na pipoqueira e leve ao fogo, mexa sempre que termine de estourar todos os grãos. Coloque num recipiente de alumínio ou vidro até que esfrie, porque se for de plástico irá derreter. Caso não coma na hora tampe, ela fica crocante por vários dias.

Obs.: se por acaso achar que ficou sem cor, coloque um pouco mais de corante.

Pipoca

Pipoca
Ingredientes:
3 colheres(sopa) de milho de pipoca
1 colheres (sopa) de óleo
sal, a gosto

Modo de preparo:
Você deve escolher uma panela fina de preferência, coloque a panela ao fogo, você deve colocar 1 colher (cha) de óleo, para cada 3 colheres(sopa) de milho, mecha a panela, mantendo-a fechada, até você perceber que todo o milho estourou. Coloque algumas pitadas de sal, e sirva.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia 24 de junho foi o dia Nacional da Araucária.


Dia 24 de junho, não foi só dia de São João. Foi o dia Nacional da Araucária.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Origem Pinhão, a pinha, o pinheiro nas Festas Juninas

O pinhão é uma semente! É a semente de uma árvore conhecida como pinheiro brasileiro ou pinheiro-do-paraná.
Essa semente mede cerca de quinze milímetros de largura na parte mais larga e até dez centímetros de comprimento.
Por fora, possui uma casca bem resistente. Dentro dele, há uma massa protéica muito nutritiva, que serve para nutrir o embrião que dará origem a um novo pinheiro!
Por ser tão nutritivo, o pinhão é muito usado na alimentação de animais e do homem, desde a existência de tribos indígenas antigas.

O conjunto de pinhões forma a pinha, que é fechada e com o tempo vai abrindo e libertando cada pinhão.
Os pinhões têm uma pequena aba que facilita sua dispersão pelo vento. Eles podem ser espalhados por cerca de 50 metros da árvore-mãe. Por ser uma semente, dará origem a um novo pinheiro, se cair em terra fértil.




Entre os animais que fazem a dispersão do pinhão, a gralha-azul, um pássaro lindíssimo, é o principal deles.
Sua principal fonte de alimentação é o pinhão. A gralha-azul coleta vários deles e os enterra para armazenar.
Com isso, alguns pinhões enterrados germinam e deles nascem novos pinheiros-do-paraná!





O pinheiro-do-paraná, ou araucária, é uma árvore que ocorreu em grandes extensões na formação vegetal dos estados do sul do Brasil. Hoje está ameaçada de extinção.
É a árvore símbolo do estado do Paraná, da cidade de Curitiba e das localidades paulistas de Campos do Jordão - atualmente a maior reserva da árvore, por ser Parque Estadual - e São Carlos.
Seu nome científico é Araucaria angustifolia.
Os pinheirais formam um ecossistema chamado floresta ombrófila mista, que integra o bioma da Mata Atlântica.

As copadas majestosas das araucárias, voltadas para o céu, formam um desenho característico. A mata das araucárias é uma mata muito bonita! As araucárias chegam a medir cinquenta metros de altura!
Hoje, infelizmente, restam apenas fragmentos de mata de araucária que, somados, não atingem 1% da área original do passado... Muitos animais que dependem dessa mata estão sendo prejudicados, como a linda a gralha-azul.
Em épocas de inverno, ocorre um controle da coleta de pinhão em algumas regiões. Isso porque o pinhão é uma fonte nutritiva para muitos animais enfrentarem o frio do inverno.
Geralmente, se cozinha o pinhão para servir nas festas juninas. A casca é facilmente retirada com utensílios ou com os dentes. Daí, é só degustar a semente, que é bem saborosa, meio adocicada, como as castanhas, porém mais macia.




Pinhão cozido

Pinhão cozido

1 quilo de pinhões escolhidos
1 colheres de (sopa) de sal bem cheia
1 litro de água

Modo de Fazer:
Lave muito bem os pinhões. Coloque em uma panela de pressão com a água e acrescente os pinhões, tampe e leve ao fogo. Tão logo consiga pressão na panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e aguarde abaixar a pressão da panela. Coloque o sal e volte a panela ao fogo por mais 20 minutos. Desligue o fogo e aguarde abaixar a pressão da panela. Escorra os pinhões e sirva.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cuque de Farofa de Bananas

Ingredientes:
500 grs de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara(chá) de açúcar
1 colher(sobremesa)fermento em pó
1 colher(café) sal
150 grs margarina de tablete forno e fogão
1 ovo
6 bananas caturras cortadas no sentido horizontal

Modo de Fazer:
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó, o sal, a margarina e o ovo até formar uma farofa.
Em uma forma untada com margarina e farinha de trigo, coloque metade da farofa. Em seguida, distribua as bananas por cima. Cubra a torta com o restante da farofa. Leve ao forno pré-aquecido.
Asse a 200ºC até dourar.
Dicas: Polvilhe açúcar e canela sobre o cuque antes de assar.
Bom Apetite!!!!!!!

sábado, 19 de junho de 2010

Bolo de Amendoim

Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras (chá) açúcar
3 xícaras (chá) farinha de trigo
1 xícara (chá) leite fervido
1 colher(sopa) fermento em pó
1 xícara(cha) amendoim torrado e moído(No liquidificador, triture o amendoim até formar uma farinha).

l xícara(chá) amendoim torrado e inteiro para enfeitar o bolo
1 lata de leite condensado cozido para rechear e enfeitar o bolo

Modo de Fazer:
Bata as claras em neve, acrescenta as gemas, depois colocar o açúcar,o amendoim moído, o trigo e o leite quente. Bater tudo e por últmo colocar o fermento delicadamente(desligar a batadeira).
Despeje em uma forma redonda media, untada com margarina. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 40 minutos. Deixe amornar, desenforme. Corte ao meio, recheie e cubra. Decore com amendoins.

Recheio e cobertura: Doce de Leite: Leite Condensado Cozido
Coloque a lata já limpa em uma panela de pressão e encha com água até ficar dois dedos acima da lata. Leve ao fogo médio e cozinhe por 40 minutos, após iniciada a pressão abaixe o fogo. Deixe a pressão sair, abra a panela e retire a lata com cuidado. Abra a lata somente depois de estar completamente fria.




O INICIO DO INVERNO COMEÇA DIA 21DE JUNHO

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cajuzinho Rápido


Ingredientes:
150 g de amendoim torrado sem pele e moído
1 xícara de chá de açúcar
1/2 lata de leite condensado
2 colheres bem cheias de chocolate em pó

Modo de Fazer:
Despeje tudo em uma tigela
Em seguida misture bem todos os ingredientes
Faça os cajuzinhos, passe pelo açúcar.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pudim de Leite Condensado

Ingredientes
• 3 ovos
• 1 lata de leite condensado
• 1 latas(medida) de leite comum

Ingredientes para a calda
• 1 xícara (chá) de açúcar
•1/ 2 xícara (chá) de água

Modo de fazer
1. Comece pela calda, em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar. Leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver o açúcar. Jogue a calda em uma forma para pudim, com furo central e reserve.
2. Usando o liquidificador, misture o Leite condensado, o leite e os ovos até que fique homogêneo. Não há necessidade de bater muito. Despeje na forma caramelada. Cubra a fôrma com papel de alumínio e asse em banho-maria em forno médio (180°C) por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

No Microondas
• Coloque o açúcar em uma forma refratária com furo central e dissolva-o em quatro colheres (sopa) de água. Leve ao microondas por cerca de 5 minutos, potência alta, até começar a dourar. Deixe por cerca de 1 minuto em tempo de espera, espalhe a calda nas bordas da fôrma e reserve.
• Misture o leite condensado, o leite e os ovos, sem bater muito. Despeje na forma e leve ao microondas sem cobrir por cerca de 20 minutos na potência média. Em seguida, deixe por mais 10 minutos em tempo de espera. Espere esfriar e leve para gelar por cerca de 6 horas.

Doce de Leite Condensado Cozido




Doce de Leite: Leite Condensado Cozido

Excelente doce de leite, você pode comer puro; como doce de corte: abra a lata dos dois lados, para facilitar a retirada do doce e leve a geladeira e antes de servir fatie o doce;  também pode comer com frutas e ainda rechear bolos, rocamboles e paves.
E é muito fácil fazer.
Coloque a lata já limpa(sem o rótulo) em uma panela de pressão e encha com água até ficar dois dedos acima da lata e coloque um pouco de vinagre para que a panela não fique manchada. Tampe e cozinhe por 40 minutos, após iniciada a pressão, abaixe o fogo, depois que pegar a pressão. Deixe a pressão sair, abra a panela e retire a lata com cuidado. Abra a lata somente depois de estar completamente fria.



Dicas:
Para doce de corte cozinhe 40 minutos.
Para doce pastozo cozinhe por 30 minutos.
Para doce cremoso cozinhe por 25 minutos.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Festa Junina e Tradições





História da Festa Junina e tradições.

Apesar de hoje serem festas católicas, as comemorações juninas antecedem o nascimento de Cristo. Em certa época e durante muito tempo os católicos passaram a associar esta celebração ao aniversário de São João, no dia 24 de junho, mais tarde, os festejos incluíram os dias de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).


Ao longo dos anos, cada região do Brasil comemora de um jeito diferente. O que importa é o ingrediente principal: a alegria.

Hoje, as festas juninas são entendidas como uma oportunidade para juntar os amigos e a família e se divertir!


A decoração é feita com bandeirinhas coloridas, confeccionadas com folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores ou, até as mais originais são as bandeirinhas de jornal ou folhas de revistas coloridas.


Quando há espaço usam papel laminado nas cores vermelha e amarela para fingir uma fogueira, amassando o papel de forma a imitar as labaredas. As folhas amarelas ficam na parte de dentro, para imitar a chama mais forte do fogo. Junta-se uns gravetos de madeira para colocar em volta e montar a fogueira. Para entrar no clima da festança os participantes da festa se vestem a caráter.Os homens costumam usar camisa xadrez, calça jeans com retalhos coloridos como se fossem remendos das calças, lenço no pescoço, chapéu de palha, bota e um bigode caprichado desenhado com lápis de pintar os olhos.



Já as mulheres usam vestidos de estampas florais com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça colorida, sapato, batom de cor viva e sardas desenhadas na bochecha com lápis de pintar os olhos. A musica típica das festas juninas é um pouco parecida ao forró, e toca todo tempo, embalando o bate papo dos amigos. São tocadas quase sempre as mesmas, como Pula a Fogueira, Cai Cai Balão, Capelinha de Melão, Pedro, Antonio e João etc.

Há ainda várias brincadeiras como a quadrilha em que geralmente é tocada a musica Festa na Roça. A maior atração está na confusão, quanto maior mais divertida se torna a brincadeira.


Outras brincadeiras comuns são a pescaria, corrida de saco, o ovo cozido na colher, pular a fogueira de mentirinha do papel laminado, a corrida dos três pés, para as crianças. Para os mais jovens, o correio elegante, e até um bingo, que é apreciado até pelas pessoas mais idosas.

As comidas normalmente são o Arroz-doce, canjica, cocadinhas, bolo de fubá, docinhos de amendoim, cuscuz,milho cozido, pinhão. Bolinhos de polvilho, suspirinhos, etc.


As bebidas mais famosas destas festas são Quentão e Vinho Quente, apreciados por homens e mulheres.
As festas de junho são comemoradas em três datas principais
• 13 de junho - festa de Santo Antônio;


• 24 de junho - festa de São João;
                                                                                                                              • 29 de junho - festa de São Pedro.
Símbolos juninos

                      
As festas juninas vieram para o Brasil na época da colonização, trazidas pelos portugueses. São de origem francesa, por isso nas danças aparecem várias palavras nessa língua.

Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, que traduzem a crendice da população de cada região. Cada um desses símbolos tem um significado para a festa.
A quadrilha surgiu nos salões da corte francesa, recebendo o nome de “quadrille”, mas é de origem inglesa, uma dança de camponeses chamada “campesine”. Na época da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa dança, bem como seus principais elementos: os vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas da corte), os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour, etc.) e os agradecimentos aos santos pelas boas safras nas plantações.
O casamento caipira faz uma sátira aos casamentos tradicionais. A noiva está grávida e o pai da mesma obriga o rapaz a se casar. A apresentação do casamento na roça é muito engraçada, pois o noivo aparece bêbado, tentando fugir do altar por várias vezes, sendo capturado pelo pai da noiva que lhe aponta uma espingarda. Este conta com o apoio do delegado da cidade e do padre para que o casamento seja realizado. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha.
A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de santo Antonio, a redonda de são João e a triangular de são Pedro.
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos. Os balões não são mais usados, podem ocasionar vários incêndios, caindo em locais perigosos e destruindo a natureza.



Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. São elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos, além de servir para acordar são João com o barulho.
A lavagem dos santos é o momento em que as suas bandeiras são mergulhadas em água, para trazer purificação. As bandeirolas representam as bandeiras dos santos, levando purificação a todo o local da festa.
O pau de sebo é uma brincadeira com o objetivo de se ganhar uma quantia em dinheiro, que está afixada em seu topo. Com essa diversão a festa fica mais animada, pois as pessoas têm que subir no mastro, lambuzado de gordura. Muitas vezes, os participantes vão subindo nos ombros uns dos outros, até conseguirem pegar o prêmio, que acaba servindo para pagar parte de suas despesas na festa.
As simpatias proporcionam aos convidados maior sorte no amor. Os santos juninos são conhecidos como santos casamenteiros, mas santo Antônio é o mais influente deles. Nessas práticas, a imagem do santo é castigada, até que a pessoa consiga encontrar um amor.
As comidas típicas também são símbolos juninos, como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho, a festa se tornou farta em seus deliciosos quitutes como: curau, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, Mané pelado, dentre outras.



Brincadeiras
1. Acertar no alvo: Cada jogador recebe três bolinhas e, de uma certa distância, procura jogá-las dentro da boca de um grande caipira, desenhado em cartolina.
2. Catar amendoim: Cada criança deve apanhar, com uma colher, os amendoim colocados à sua frente, a uma certa distância, e levá-los para seu lugar, junto à linha de partida, um de cada vez. Vence quem primeiro reúne os cinco grãos.
3. Corrida de funis: Introduzir numa corda, dois funis, com a parte mais fina voltada para um laço feito no centro. Os jogadores terão que, apenas soprando, levar os funis até o laço.
4. Bigode no caipira: Desenhar o rosto de um caipira. Cada jogador, de olhos vendados, tentará colocar um bigode (coloque fita adesiva). Vencerá o que mais se aproximar do objetivo.
5. Corrida do Saci: Riscar no chão duas linhas paralelas e uma linha de chegada. Ao sinal combinado, as crianças saem pulando num pé só, em direção à linha de chegada.
6. Corrida de sacos: Semelhante à corrida do saci, fazendo cada jogador o percurso com o corpo enfiado em um saco, bem preso à cintura.
7. Ovo na colher: Cada criança corre equilibrando um ovo cozido numa colher.
8. Corrida de três pés: Feita em duplas. Onde se amarra a perna esquerda de um à direita do outro e, assim, correrão até a chegada.
9. Dança da laranja: Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal.
10. Dança das cadeiras: Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.
11. Cadeia: Escolhe-se um local isolado ou cercado por cadeiras, para ser a cadeia. Nomeia-se (ou sorteia-se) um delegado e seus ajudantes. O preso vai até a cadeia e, paga uma prenda (mostra uma habilidade), para ser solto, que pode ser: cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação, etc. Se houver um palco com microfone, a cadeia pode ser colocada num canto dele. E a prenda, ao ser paga diante do microfone, será vista por todos da festa.
12. Corrida do milho: Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares - um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.
13. Tiro ao alvo - tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo... Quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.
14. Pescaria: pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes usando anzóis. Cada peixe corresponde a um brinde.
15. Jogo da argola: cada pino corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente.
16. Pular fogueira: fazer uma "fogueira" de papel laminado para pular.
17. Bingo: fazer as cartelas (ou comprar) e sortear os números. Vence o jogador que preencher toda a cartela.
18. Pesca da maçã: Sobre uma mesa, coloca-se uma bacia com água filtrada e maçãs boiando. Cada participante deve colocar as mãos nas costas e inclinar-se sobre a bacia e morder uma maçã. Quem conseguir ganha um brinde.
19. Rabo do burro: Desenhe um animal de costas ou de lado numa cartolina e prenda numa parede. Cada participante deve receber um "rabinho" com adesivo. De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor.
20. Caça ao objeto: Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde a festa será realizada. Reúne-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado. O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.

Cantigas
1. Cai, Cai, Balão

Cai, cai, balão!

Cai, cai, balão!

Na rua do sabão

Não cai não! Não cai não! Não cai não!

Cai aqui na minha mão !

Cai, cai, balão!

Cai, cai, balão!

Aqui na minha mão

Não vou lá! Não vou lá! Não vou lá!

Tenho medo de apanhar !

♥♥♥

2. Capelinha de Melão

Capelinha de melãoÉ de São João

É de cravo, é de rosa

É de manjericão

São João está dormindo

Não acorda, não

Acordai, acordai! Acordai, João!

♥♥♥

3. Pula a Fogueira

(de Getúlio Marinho e João B. Filho)

Pula a fogueira, Iaiá!

Pula a fogueira, Ioiô!

Cuidado para não se queimar

Olha que a fogueira

Já queimou o meu amor!

Nesta noite de festança

Todos caem na dança

Alegrando o coração

Foguetes, cantos e troça

Na cidade e na roça

Em louvor a São João

Nesta noite de folguedo

Todos brincam sem medo

A soltar seu pistolão

Morena flor do sertão

Quero saber se tu és

Dona do meu coração.
♥♥♥
4. Sonho de Papel

(música de Alberto Ribeiro)

E um balão vai subindo

Vem caindo a garoa

O céu é tão lindo

E a noite é tão boa!

São João! São João!

Acende a fogueira

No meu coração

Sonho de papel

A girar na imensidão

Soltei em teu louvor

Um sonho multicor

Ó meu São João!
♥♥♥
5. Chegou a hora da fogueira

(Lamartine Babo)

Chegou a hora da fogueira

É noite de São João

O céu fica todo iluminado

Fica o céu todo estrelado

Pintadinho de balão

Pensando no caboclo a noite inteira

Também fica uma fogueira

Dentro do meu coração

Quando eu era pequenino

De pé no chão

Eu cortava papel fino

Pra fazer balão

E o balão ia subindo

Para o azul da imensidão

Hoje em dia o meu destino

Não vive em paz

O balão de papel fino

Já não sobe mais

O balão da ilusão

Levou pedra e foi ao chão

Related Posts with Thumbnails